(41) 3018-1780 | (41) 9955-3151 anaafg@hotmail.com
EnglishGermanPortugueseSpanish

A 60ª edição do evento será aberta em julho, mas obras selecionadas e premiadas já foram divulgadas

Por Eveline Zerio – DA GAZETA DE PIRACICABA
18/05/2012 – 11h30 . Atualizada em 18/05/2012 – 16h16

Recorde no número de inscritos, selecionados e premiados. O 60° Salão de Belas Artes de Piracicaba, o qual será aberto apenas em 27 de julho, na Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, divulgou na tarde dessa quinta-feira(17) as 18 obras premiadas, sendo 12 pinturas a oléo, duas em aquarela, um desenho e três esculturas. A surpresa desse ano ficou com as esculturas, segundo o presidente da comissão organizadora do salão Eduardo Borges de Araújo.

“Aumentamos o valor do prêmio para as esculturas para alavancarmos o número de inscritos. O maior prêmio aquisitivo, o da Prefeitura de Piracicaba, por exemplo, ficou com a escultura de Ana Aparecida F. de Godoy, com o Homo Sapiens. Fazia tempo que o Salão não recebia esculturas de tanta qualidade”, comentou Araújo.

Além da exposição principal na Pinacoteca, assim como no ano passado, o Centro Cultural Martha Watts contará com 20 trabalhos e o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, participará com 14 obras expostas. “Não se trata de mostras paralelas e sim de uma continuidade propriamente dita do salão, que oferece mais possibilidades para que as pessoas compareçam e prestigiem as obras. Aumentamos no ano passado o espaço porque nossa intenção sempre foi aumentar o número de trabalhos selecionados e o espaço da Pinacoteca não era suficiente”, completou o organizador.

Foram 680 obras inscritas, contra 578 no ano passado. Cinquenta e um artistas foram selecionados, com 96 obras. “Premiamos 18 artistas e a seleção foi feita com muito critério. A qualidade está altíssima e essa edição traz obras que contemplam, principalmente, figuras, além das clássicas paisagens e natureza morta”, completou Araújo.

A Comissão de Seleção e Premiação foi composta por Blagojco Dimitrov, Luis Garcia Jorge, Osvaldo Piva Filho e Ronaldo Boner Junior e Thelma Cardarelli. Compõem a Comissão Organizadora, além de Araújo (presidente), Laércio José Moretti, Tarciso de Barros Lorena, Luiz Eduardo dos Santos e Lauro Jerônimo Annichino Pinotti. O prefeito Barjas Negri é o presidente de Honra e a Secretária Municipal da Ação Cultural Rosângela Camolese é a vice-presidente de Honra.

OPINIÃO DA ARTISTA


Obra: “Homo Sapiens”
Por Ana Godoy

A produção escultórica que realizo possui três pontos de interesse principais:

– Figuração – obras inspiradas em elementos da vida real, como a figura humana, objetos, natureza, arquitetura, etc.

– Conteúdo sociológico – inspirado na vida humana, focando desde seus elementos étnicos, o sofrimento dos povos, sua trajetória de vida, a expressividade e força imanente de seus corpos.

– Materialidade – o trabalho está intimamente ligado à pesquisa de materiais e de técnicas, buscando as melhores formas de expressar o conteúdo abordado pelas obras.

Utilizo-me de várias técnicas de modelagem, moldagem e fundição, bem como materiais clássicos e contemporâneos, como bronze, resina, ferro, alumínio, fibra de vidro, cascas de ovos, feijões soja e ferramentas de trabalho e objetos do cotidiano agregados à obra final.

Ana Godoy, julho de 2012