Em 04/05/2009, por Mhário Llincoln*.
Estive, finalmente, neste fim de semana frio, visitando o Memorial de Curitiba para ver, de perto, as obras da artista Ana Godoy, cuja coleção chamou de “Matéria Etérea”.
Na primeira olhada mais firme um grande impacto: Godoy expõe obras em resina de poliéster, mostrando os pontos turísticos e culturais da cidade de Curitiba.
O tema é aparentemente comum. Mas a técnica elaboral, construída em cima de laminação e fundição da resina em poliéster, não!
Há na obra de Ana Godoy mais que arte, mais que transparência, mais que solidez. Háuma espécie de alma, de calor, de representação líquida do talento, cuja ideia genial, essa sim, é que se solidifica no bloco de resina, falando ao público, trocando pontos de vista, ao invés de, apenas, pontos turísticos-culturais. Há leveza na escolha da cor, da transparência. Há total segurança da artista no toque da ferramenta que tece o todo geométrico.
A representação sólida do “Jardim Botânico/Curitiba” parece ganhar animação em três dimensões e surfar entre nuvens da imaginação do observador, a “ópera do Arame” pula do bloco e vem contar a história visível da grandiosidade de sua construção.
Já a estilística da representação do prédio histórico da Universidade Federal do Paraná nos remete a uma auto-reflexão imediata, vendo as bases de sustentação da fachada, as colunas, as quais, são exatamente estruturas de segurança de nossa própria existência bem como do talento artístico. Contudo, tudo isso requer um projeto que lhe dê forma, sentido e segurança. E é exatamente essa tríade mostrada nessa obra de Godoy, a dose de um conteúdo existencial e o explicito exemplo de uma maturidade da´vinciana.
Mas os trabalhos de Ana Godoy – que parecem simples como a artista – vão além do sólido, sem, quando personifica a grandiosidade da natureza em um bloco fundido. O toque do talento esta exatamente aí. Ela consegue transpor a sensação dos jardins suspensos do “Botânico”, em seu trabalho artístico como Antoni Gaudi, arquiteto espanhol, fez há alguns séculos, quando buscou as soluções técnicas das suas sólicas construções diretamente na natureza.
E a Catedral? Essa nem se fala, se curte. Apaixona-se! Se essa peça caísse nas mãos de um Aleijadinho, por exemplo, com certeza ele se apaixonaria principalmente pela leveza dos riscos, pela singeleza dos sulcos, pela cadência das retas, pela transparência invisível dos vitrais ou pelo equilíbrio invejável das colunas, estilo neo-gótico, inspirado na Igreja da Sé de Barcelona. Então, num relâmpado de bem-querença, vejo na obra de Ana Godoy algo que se assemelha ao natural de Gaudi (espanhol) e ao neo-gótico da Sé de Barcelona, também na Espanha. Assim vejo essas peças fundidas em poliéster e que de “etéreas”, no verdadeiro sentido da palavra, nada têm. Afinal, como pode ser etérea – a não ser por total exercício da umildade da autora – uma obra que floresce à luz, encanta ao menos sentido, fala, rompe a barreira do incompreensível, fomenta a idéia, induz ao raciocínio lógico?
Por isso considero a obra de Ana Godoy algo tão palpável quanto as meninas de meus olhos que rapidamente se acostumaram a passear de mãos dadas entre os degraus da Biblioteca Pública, entre as linhas paradisíacas do Museu do Olho nos palcos do Museu Guaíra, nos Jardins Suspensos do Botânico/Curitiba, ao largo do Parque Tanguá, entre as histórias do prédio da UFPR e finalmente entre os altares da Catedral Basílica Menor na Praça Tiradentes, em pleno centro da cidade-capital do Paraná.
Ana Godoy tem algo que poucos escultores possuem. Tem leveza no toque, flexibilidade no risco, criatividade no molde, perfeição nos seus propósitos. E se alguém chegar ao cúmulo de perguntar sobre as cores? Simples: são as das nossas próprias íris…
Parabéns Ana. Você já é vitoriosa naquilo que você escolheu para fazer.
*Mhario Lincoln
Mhario Lincoln é jornalista sênior, com especialidade em TV e Jornal, escritor e editor do site www.partilhabr.com.br. Tem livros publicados na área. Mora em Curitiba-Paraná onde é editor-chefe do Portal MHARIO LINCOLN DO BRASIL e diretor-geral do Portal Aqui Brasil.
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